quinta-feira, 26 de julho de 2007

Treinos

Há quem treine para ver se aprefeiçoa, no entanto o correcto é treinar para aprefeiçoar. A diferença entre uma e outra é apenas a maneira como se encara cada treino. Temos de treinar conscientes dos nossos erros de modo a mudar e melhorar cada técnica, em vez de treinarmos na esperança de que o treino nos melhore.

Como treinar?

Aquecimento de todas as articulações e músculos. Porquê? Porque o parkour não é um mero desporto ou modalidade só para nos distrairmos, é uma modalidade fisicamente completa exercitando todos os grupos músculares. Uma falha no aquecimento pode gerar graves danos a curto ou longo prazo.

O treino técnico é o passo seguinte ao aquecimento; melhorar os apoios de pés e mãos bem como a nossa expressão corporal de modo a obter uma maior fluídez executando cada movimento de uma maneira natural.

É na fase seguinte à técnica que podemos experimentar algo novo ou puxar um bocado mais pelo corpo, pois já estamos quentes e habituados à técnica.

De seguida, é uma boa altura para fazer exercícios de força ou flexibilidade. Esta parte do treino é feita alternadamente por cada treino regular. Nunca devemos treinar flexibilidade e força no mesmo treino.

Por último, não devemos esquecer os alongamentos, importantes na manutenção do corpo e na máxima rentabilidade de cada treino.

Geralmente quem começa a treinar fica perdido a meio do treino, sem saber o que fazer a seguir. Não há problema, primeiro tenta treinar com alguém mais experiente e se por acaso isso não for possivel treina com calma e com responsabilidade, os exercícios irão surgir na tua cabeça à medida que vais avançando no treino.

Existem diferenças entre treinar sozinho e acompanhado, mas quais são?

Existem muitas diferenças, mas não quer dizer que uma seja melhor que a outra, são apenas diferentes. Por exemplo, quando estás sozinho é sempre mais difícil tentares ou conseguires algo novo mas é um óptimo treino para a tua cabeça. És capaz independentemente de quem te rodeie, no entanto quando tens um incentivo de alguém já sabes que facilmente tentas, mas também tens de ter a noção de que não dominas a técnica ou o movimento. Em ambos os casos terás de repetir o movimento, e mais importante ainda é treinares o movimento repetindo-o e sequenciando-o.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Há quem treine para ver se aprefeiçoa, no entanto o correcto é treinar para aprefeiçoar. A diferença entre uma e outra é apenas a maneira como se encara cada treino"

E assim se diferencia de quem realmente treina...de kem pensa k treina...

Um abraço po Hugo Fritanswalter!!lolol